Meteorologia
ver a semana toda >
18 Janeiro
Foco de Xylella fastidiosa em Portugal

Face à detecção, no passado dia 3 de Janeiro de 2019, de um foco Xylella fastidiosa no Norte do país, vimos por este meio divulgar o Ofício Circular nº2/2019 da DGAV, referente a esta matéria.

A estirpe da bactéria detectada foi identificada, tratando-se da  subespécie multiplex que, no território da UE, está associada a 58 espécies / géneros de plantas, algumas delas de elevado interesse económico, como sejam, a amendoeira, a figueira, o sobreiro, a cerejeira, a ameixeira e a oliveira poderá ver AQUI o folheto com algumas explicações.

Face aos prejuízos potencialmente causados pela bactéria, insta-se todos os particulares e profissionais a colaborarem com os esforços oficicais que estão a ser efectuados, tendo em vista a erradicação do foco agora detectado, nomeadamente no que se refere ao escrupuloso cumprimento das restrições ao movimento de plantas a partir da zona demarcada e na imediata informação às DRAP da região em causa, de qualquer sintomatologia suspeita (ver folheto e plano de contingência anexo).

 

Fonte: InfoCAP

 

< voltar
Seja sócio da AAR  preencha a ficha e envie-nos devidamente preenchida para: geral@aaribatejo.pt. Entraremos em contacto consigo!
ficha de sócio >
ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES DO RIBATEJO © Todos os direitos reservados|Política de Privacidade
Site by BOMSITEbomsite.com