Meteorologia
ver a semana toda >
Serviço de Aconselhamento Agrícola

 

O Serviço de Aconselhamento Agrícola da CAP é prestado gratuitamente, uma vez que a CAP tem um contrato com o Ministério da Agricultura que dispensa o agricultor deste pagamento. Todavia, a sua prestação efetiva depende do número de vagas disponíveis.


De cobertura nacional, o Serviço de Aconselhamento Agrícola (SAA)  envolve uma visita do técnico da Organização de Agricultores às explorações beneficiárias e cobre as seguintes áreas temáticas:

 

Obrigatórias:

  •   Condicionalidade;

  •   Práticas agrícolas benéficas para o clima e o ambiente (“greening”);

  •   Manutenção da atividade agrícola;

  •   Segurança no Trabalho;

 

Voluntárias:

  •   Medidas de proteção à qualidade da água;

  •   Medidas ao nível da exploração agrícola;

  •   Utilização sustentável de produtos fitofarmacêuticos;

  •   Primeira instalação de jovens agricultores;

  •   Requisitos mínimos das medidas agro-ambientais.

 

Quais os benefícios?

O SAA representa uma mais valia para o agricultor na medida em que lhe dá a conhecer obrigações de base que deve cumprir. Se faz Pedido Único (PU) ainda são mais importantes porque em caso de incumprimento pode ter um corte nas suas ajudas. É um olhar exterior que o vai auxiliar a conhecer melhor as suas obrigações e lhe dá outra informação relevante como as oportunidades de ter apoio ao investimento, de acordo com as necessidades que identifique.


Exige apenas uma visita à sua exploração e um breve questionário por parte dos técnicos da CAP, sendo-lhe depois entregue um relatório. Não existe qualquer intenção de penalização, mas somente dar a conhecer as obrigações de base associadas à Condicionalidade, que qualquer agricultor com ajudas tem de cumprir e dará a conhecer outras informações relevantes relacionadas com os apoios existentes, como a aplicação de fitofármacos ou como medidas ligadas à proteção da água. No caso dos Jovens Agricultores com projeto para primeira instalação (PDR2020), este serviço substitui as 150 horas de formação complementar obrigatória para os Jovens Agricultores. Permite-lhe ainda aceder à Reserva Nacional de Direitos, para poder vir a fazer PU desde que tenha formação (assegurada por este serviço) e atividade iniciada há menos de 5 anos.

 

Fonte: https://www.cap.pt/servicos/aconselhamento-agricola

....................................................................................................................................................................

Apoio à Criação de Serviços de Aconselhamento

  • PDR2020-2.2.2-FEADER-046991
  • Objetivo principal

  • Transferência de conhecimento e reforço da competitividade para o setor agroalimentar e florestal, dinamizando os territórios rurais.
  •  
Região de intervenção:

NUTS II - Algarve, Alentejo, Norte, Centro e Lisboa

Entidade beneficiária:

Associação dos Agricultores do Ribatejo

Data de aprovação:

2019-01-30

Data de início:

2018-07-01

Data de conclusão:

2021-07-01

Custo total elegível:

54 136.08 EUR

Apoio financeiro da União Europeia:
27 609.39 EUR
Apoio financeiro público nacional:

4 872.25 EUR

 

Os objetivos iniciais esperados neste projeto, foram atingidos, uma vez que foi possível a transferência de conhecimento aos agricultores, de modo a que entendam quais as suas obrigações, relativas ao cumprimento das regras a que a sua exploração está obrigada no âmbito da condicionalidade e outras condicionantes a que possa estar sujeita.

Para o cumprimento dos objetivos desta operação, a Associação dos Agricultores do Ribatejo disponibilizou aos seus associados, acompanhamento técnico e aconselhamento presencial aos agricultores que beneficiaram deste serviço, tendo sido disponibilizados relatórios finais como documento de suporte.

O resultado desta ação foi a formação dos agricultores envolvidos e a análise detalhada das suas explorações, tendo em vista a sua melhoria e desenvolvimento.

 

 

Cofinanciado por:

 

 

 

 

 

 

Seja sócio da AAR  preencha a ficha e envie-nos devidamente preenchida para: geral@aaribatejo.pt. Entraremos em contacto consigo!
ficha de sócio >
ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES DO RIBATEJO © Todos os direitos reservados|Política de Privacidade
Site by BOMSITEbomsite.com