Meteorologia
ver a semana toda >
08 Abril
INFORMAÇÃO COVID-19| Regras para os trabalhos agrícolas e preparação de cabazes de frescos

A DGAV emitiu ontem uma Orientação Técnica com medidas de higiene a observar nos trabalhos agrícolas que incluem regras gerais para os gestores das explorações e para os trabalhadores agrícolas.

E emitiu hoje uma norma com as regras de higiene a respeitar na preparação e organização de cabazes para entrega ao domicílio, especialmente os que são compostos por produtos frescos colhidos nos produtores locais.

Muitas destas regras tinham sido já sugeridas pela AAR num INFO divulgado no dia 26 de março, com regras para o transporte de trabalhadores agrícolas, muitas outras são regras básicas de higiene que todos devemos ter no dia a dia mas que nunca são de mais relembrar e outras ainda são cuidados extra que devemos ter para garantir a total segurança alimentar dos bens que são produzidos e evitar a contaminação dos trabalhadores das explorações, o que, para além de evitar problemas de saúde para esses trabalhadores, assegura a manutenção da força de trabalho, logo, o funcionamento, dessas explorações.

Deve consultar os documentos aqui e aqui, e aconselhamos a que transmita as regras gerais para os trabalhadores, as quais poderá ter afixado em local visível.

Destacamos alguns pontos dos documentos:

- as explorações agrícolas têm a estrita obrigação de disponibilizar água, sabão, desinfetante, toalhas descartáveis e de indicar o modo correto para proceder à sua eliminação (sacos de plástico ou contentores de lixo apropriados);

- o transporte de trabalhadores deve ser feito de modo a evitar a sobrelotação, respeitando as regras de distanciamento entre pessoas, que devem usar máscara durante o transporte, quando aplicável. Todos, motorista e passageiros, devem higienizar as mãos (lavagem e desinfeção) antes e após o transporte;

- a viatura de transporte deve ser desinfetada pelo menos uma vez por dia e as peças mais tocadas  (volantes, manípulos, botões, chaves, puxadores)  várias vezes, sempre que se entender necessário e após cada utilização

- os utensílios devem ser desinfetados após cada ciclo de utilização;

- as explorações agrícolas deverão dispor de um termómetro desinfetado e desinfetável após cada utilização.

 

< voltar
Seja sócio da AAR  preencha a ficha e envie-nos devidamente preenchida para: geral@aaribatejo.pt. Entraremos em contacto consigo!
ficha de sócio >
ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES DO RIBATEJO © Todos os direitos reservados|Política de Privacidade
Site by BOMSITEbomsite.com